O engenheiro elétrico planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências em geral.
Também participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Além das concessionárias de energia, o profissional com essa graduação encontra emprego em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadoras de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação.
Se você pretende realizar o curso de engenharia elétrica,já vou deixando bem claro que de todas as engenharias,elétrica é considerada uma das engenharias de grau mais elevado de dificuldade, aqui vai uma leve demonstração de como é o curso de engenharia elétrica,se você já jogou o game 'Flappy Bird',irá entender o que quero dizer: